Terapeuta da Fala

Quem é? O que faz? Como?

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional de saúde que estuda, avalia, diagnostica, intervém e ajuda a prevenir as alterações relacionadas com a comunicação (verbal e não verbal), linguagem (oral e escrita), fala, motricidade orofacial, voz, deglutição e fluência.

As alterações nestas áreas podem ter diversas origens, como o Acidente Vascular Cerebral, lesão ou deterioração cerebral (e.g. Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla), atraso de desenvolvimento, fenda do palato, dificuldades de aprendizagem, paralisia cerebral, deficiência mental, lesões da laringe, deficiência auditiva, entre outros…

As alterações podem ser congénitas, desenvolvimentais ou adquiridas, pelo que a população alvo da terapia da fala abrange todas as faixas etárias, ou seja, bebés, crianças, jovens e adultos.

Em Portugal, o Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico, prevenção, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações associadas, bem como da alimentação e deglutição. Esta definição inclui não só as funções relacionadas com a compreensão e a expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

Standing Liaison Committee of European Union Speech and Language Therapists and Logopedists 

O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pelo “desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.”

Dec. Lei nº564 de 21/12/1999