Portfolio

Como doar a sua VOZ

Ora aqui está um projeto que, a meu ver, diga-se GENIAL!

Uma forma de ajudar, que não custa nada.

Certamente já ouviu falar em vozes sintéticas, utilizadas principalmente por pessoas que não têm capacidade de fala – lembre-se do caso de Stephen Hawking, por exemplo.

Tal como uma prótese de uma perna ou braço, que devem ser personalizados, também a voz deve ser individualizada e adequada a cada pessoa. A vozes sintéticas são habitualmente muito genéricas, pouco variáveis, mas um projeto FASCINANTE está prestes a mudar toda esta monotonia, criando vozes para cada pessoa.

E para isso precisam da SUA ajuda 🙂 Vamos ajudar? Como? Simplesmente gravando a sua voz! 😀

Como funciona? Primeiro, descanse, ninguém vai andar por aí a utilizar a sua voz 🙂

Grave a sua voz numa sala com pouco ruído (por exemplo, com um smartphone) envie para a VocalID, onde um software chamado ModelTalker divide a gravação em unidades básicas que podem ser reorganizadas em novas palavras e frases. Este programa reúne outras características da voz da pessoa que vai receber a voz sintética (baseando-se em alguns sons que a pessoa consiga fazer) e funde-as com a voz do dador, criando uma voz totalmente nova! (uau?)

Pode descobrir mais no website da VocalID. A VocalID ainda está a dar os primeiros passos e está à procura de ajuda, quer dadores de voz, quer financiamento e programadores informáticos. A prioridade deste projeto é tornar a doação da voz cada vez mais fácil, exigindo progressivamente menor tempo de gravação, o que é importante, em particular, para as crianças.

Vamos ajudar? 😀 Vamos!

Clique aqui!