O envolvimento da família

O envolvimento da família é crucial para o sucesso da intervenção em terapia da fala, quer se trate de uma criança ou de um adulto. A família é uma parte essencial do plano terapêutico e a sua participação é um factor preponderante do seu sucesso. Os utentes que completam o plano terapêutico mais rapidamente e com maior sucesso são aqueles cuja família tomou parte activaem todo o processo.Peça ao seu terapeuta sugestões sobre como ajudar o seu familiar. Por exemplo, é importante ajudar o seu filho nas actividades que o terapeuta sugeriu para fazer em casa, que asseguram a continuidade da estimulação fora das sessões de terapia e promovem a aquisição de novas competências. Por outro lado, no caso de adultos com alterações da linguagem, é importante que utilize as estratégias indicadas, de forma a facilitar a comunicação e, também nestes casos, as actividades realizadas em sessão podem tentar ser reproduzidas em família, sob as orientações específicas do terapeuta.

No caso de crianças ou adultos com disfagia, por questões de saúde e de segurança, é fundamental que a família esteja totalmente informada e siga as estratégias a utilizar durante a alimentação. Pequenos cuidados podem ter grandes impactos na saúde das pessoas com dificuldades de deglutição!

O processo de superação de uma perturbação da comunicação ou da deglutição exige tempo, esforço e motivação. É importante que todos os membros da família sejam pacientes e se envolvam activamente nesse percurso.